quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Sobre a-mar-te


Hei de contar de ti aos meus netos,
Usando-me da analogia a que te associei: o mar.
Explico-me: o mar é tão vasto, profundo, misterioso,
Tão violento e amedrontador
Que me parecia a palavra perfeita para te elogiar.

Sempre me admirei com o mar
E poderia passar horas o observando:
Como a ti, em tuas corriqueirices,
Nos momentos de prazer,
Ao dobrar o corredor desatenta,
Os meus olhos se deleitavam com tua presença.

Em um mês eu já era teu,
O peito aos solavancos entregava os sentimentos
Que meus lábios emudeciam,
Era só te ver e me sentir flutuar em tua voz,
Em tua presença e tua ausência.
Tudo era você e você era tudo o que havia.
Nunca apavorei-me tanto.

Aos dois meses eu já estava cativo de tua paisagem
E esperava, paciente, deitar meus olhos sobre os teus
Enquanto o sol espreguiçava do lado de fora.
A lua espreitava-me implorando que dormisse,
Mas tudo o que eu desejava
Era ser tragado por sua imensidão noite afora, dia adentro.
Perder-me em seus movimentos.

Escrevi-te cem poemas aos três meses,
Todos temiam o afogamento.
Em ti, no sentimento, em mim.
As ânsias torturavam-me.
Perdi-me em tua corrente,
E embriagado pela profundeza,
Eu quis voltar ao cais.

Atirei-me à praia,
Praguejei aos céus por me deixar levar.
Com a cabeça entre os joelhos,
Cuspi tudo o que engoli de ti.
À distância eu te vi sorrir,
Juntei meus restos e parti.
Navegar não é preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu não quero escrever sobre toda a confusão que permeia minha vida Eu não quero escrever sobre a falta que permeia minhas relações Eu não ...